A Palavra de Deus

A Palavra de amor de nosso Deus.

A Bíblia é mais que uma base teológica, é mais que um manual de boas práticas cristãs, é mais que a revelação do caráter de Deus, Senhor dos Senhores, a Palavra de Deus, na verdade, é um meio de relacionamento com Deus, trata-se de um canal direto para comunicação de Deus, por onde o Senhor, Soberano Criador de toda a existência, nos fala ao coração e nos ensina a alma. E nem por isso a desprezamos menos.

Para algumas pessoas a Bíblia Sagrada não passa de um conto de fadas; para outras se trata apenas da base teológica de uma das muitas religiões do mundo e para outros nada mais é que um livro dentre incontáveis outros. No entanto, para nós cristãos, não ouvindo estas muitas bobagens, entendemos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus. A Bíblia é mais que uma base teológica, é mais que um manual de boas práticas cristãs, é mais que a revelação do caráter de Deus, Senhor dos Senhores, a Palavra de Deus, na verdade, é um meio de relacionamento com Deus, trata-se de um canal direto para comunicação de Deus, por onde o Senhor, Soberano Criador de toda a existência, nos fala ao coração e nos ensina a alma. E nem por isso a desprezamos menos.

Um problema comum nas muitas igrejas e denominações do Senhor é a falta de instrução do povo de Deus com relação à Bíblia, Palavra de Deus. Em igrejas menos instruídas lê-se pouco a Bíblia, seja por limitações sociais que dificultam a leitura ou o aprendizado da leitura, seja por uma liderança pouco incentivadora. O fato é que essas igrejas tendem a apoiar a fé no julgamento de um restrito número de pessoas: pastores, “apóstolos”, “bispos”, “apóstolas”, “bispas”, obreiros diversos. Pessoas que nem sempre contam com uma boa base acadêmica ou teológica. E como se apenas eles pudessem estudar a Palavra, o povo do Senhor confia e crê em toda palavra dita pelas as suas bocas sem, antes, verificar, sondar e comprovar, na Bíblia, se, de fato, tais palavras condizem com o caráter e instrução do Senhor. Seja por falta de interesse, seja por genuína ignorância, seja por conveniência, seja pelo que for, elas constituem para si um intermediário entre Deus e suas vidas, vivem às margens das verdades de Deus e por muito estão suscetíveis a serem levadas a toda sorte de engano. Aqui os intermediários são homens individuais, cada um com seu vento de doutrina, ainda que com boas intenções, fazem mais mal do que bem. E isso não é bom.

Em igrejas mais instruídas a situação deveria ser diferente, mas não é. Seus líderes tendem a ter um grau de instrução acadêmica e teológica mais profunda, mais cautelosa, mais zelosa e apoiada fortemente na Palavra de Deus. A exposição da Palavra de Deus é feita de forma sólida e sóbria. Por conta desse nível de comprometimento e zelo com o estudo da Palavra, nasce uma nuvem geral de entendimento bíblico formada por opiniões, pregações, exposições e estudos de pregadores, pastores renomados, acadêmicos e de todo aquele que investiga e aprende mais da Bíblia. Nesta nuvem estão os conhecimentos gerais e formais da soberania de Deus, de quem Deus é, das obras de Deus, dos seus mandamentos, lições morais, as doutrinas, teologias, as formas de o Senhor agir, enfim, tudo aquilo que se diz de Deus. Esta nuvem, na prática, são literaturas cristãs, palestras, exposições, vídeos diversos, debates, sermões e toda forma terceira de conhecimento de verdades celestiais. E o povo de Deus, mais uma vez, constitui para si outro intermediário entre suas vidas e Deus: a nuvem de entendimento geral. Em vez de buscar na Palavra de Deus o entendimento, a sabedoria de Deus, o consolo de Deus e toda forma de conhecimento do Senhor, buscam na nuvem, nas opiniões, estudos e no renome de seus pregadores. Aqui o intermediário é coletivo, não são indivíduos, mas uma coleção de ideias e opiniões formadas de homens sobre as verdades da Bíblia. O cristão, neste caso, não tem uma opinião própria, um conhecimento próprio da Bíblia (pode até nem ter lido a Bíblia sequer uma única vez), mas um agregado de conhecimentos de terceiros. E isso também não é bom.

Bem, não que consultar, aprender e apoiar-se nos conhecimentos fornecidos por esta nuvem de entendimento geral seja ruim ou mal, não é, porém, ela jamais pode tomar o lugar da Bíblia como fonte primordial de conhecimento de Deus, de vida com Deus. A consequência de se apoiar somente em cima dos conhecimentos de terceiros sobre as Escrituras Sagradas e de suas Verdades, desprezando o estudo constante e direto da Bíblia, é a formação de um povo que entende a vontade de Deus, que sabe quem Deus é, que sabe toda a teologia dos caminhos do Senhor, porém sem domínio sobre a Palavra de Deus, sem alicerces bíblicos fortes para apoiar bem a fé. É certo que o nosso Deus ministra aos nossos corações de várias formas, uma delas é pela leitura da Palavra e um povo que não lê, é um povo que não tem o coração ministrado pessoalmente pelo Deus Vivo e Poderoso através da leitura e estudo direto e diário da Bíblia. Dessa forma, o povo se torna apenas sabedor de uma verdade regeneradora, um bom entendedor de uma salvação graciosa, porém falha no mandamento do Senhor de frutificar em abundância e replicar essa mensagem com domínio das Escrituras para outrem. Falham em prosseguir em conhecer o Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, e compartilhar sua graça insondável através de seu evangelho de amor por meio da Palavra de Deus.

Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhais o cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Josué 1:8

O nosso Deus é soberano. Sobre tudo governa e sobre tudo sabe. E Ele conhece os nossos corações, sabe das nossas mais profundas fraquezas, dificuldades, tristezas, angústias, tudo que nos representa e nos forma. Por isso, para cada um de nós, Seus filhos, Ele possui palavras específicas, reflexões específicas, conclusões específicas e ensinamentos específicos sobre cada e todos os aspectos de nossas vidas através da leitura e estudo de Sua Palavra. A nuvem geral de entendimento não pode nos passar estes ensinamentos e verdades pessoais, porque Deus, o Senhor, quer tratar deles pessoalmente conosco em nossas leituras diárias da Bíblia. O Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, tem muito mais interesse de nos ensinar do que nós de aprender, por isso Ele pode usar, por exemplo, uma literatura terceira para nos ensinar, porém desprezar a leitura da Palavra, o estudar, é desprezar o Deus, Todo-Poderoso, que quer nos falar ao coração as suas palavras de repreensão, de entendimento, de sabedoria, de disciplina, de poder e também de inimaginável amor e consolo.

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: na mente, lhes imprimirei  as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Jeremias 31:33

Ora, todo conhecimento sobre nosso maravilhoso Deus é pouco. Não nos contentemos de tirar nosso aprendizado do Senhor de uma nuvem de entendimento geral construída por pregadores de renome, de estudiosos diligentes da Palavra, de pessoas usadas pelo Senhor Espírito Santo para falar de Suas Verdades, eis que tudo isso é muito bom, mas, antes, vamos todos direto às fontes, vamos direto para a Palavra de Deus, nos relacionemos com nosso bom Deus. Porque o Senhor Espírito Santo quer nos falar diretamente, Ele quer tratar conosco pessoalmente, sanar nossas dúvidas, Ele quer nos ensinar o caminho, quer consolar nossas almas, aliviar nossas dores, liberar-nos de cadeias e sofrimentos. O Senhor quer nos encher de poder pelo conhecimento de Suas Palavras de poder para arrasar, destituir e despedaçar toda forma de vento de doutrina satânico arruinando todas até o pó. Para, com poder, falar e viver as verdades do Reino do Senhor Jesus Cristo atraindo, com amor, os cativos deste mundo levando-lhes a terna paz de nosso Deus pela Palavra.

Portanto, leia a Bíblia, prossiga em conhecer do Senhor, deleite-se em seus ensinamentos por meio da leitura direta, diária, contínua e constante de sua Palavra de poder. Faça um desafio a si mesmo e um compromisso pessoal com Deus, o Senhor, para ler a Bíblia, Palavra de Deus. Separe um tempo, se é difícil por conta das muitas tribulações da vida, confesse isso a Deus, declare a Ele sua vontade de conhecer mais de Sua palavra e de sua incapacidade em fazê-lo, o Senhor proverá, lhe ouvirá a voz e do alto te dará oportunidade e formas, e meios, e jeito. Ele quer te falar ao coração, se disponha a ouvir e aprender. Creia: nada neste mundo e fora deste mundo pode impedir o nosso Deus, o Senhor dos Senhores, de cumprir o Seu querer.

Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua de teu coração. Provérbios 7:1-3

Compartilhe!
Dorly Junior

Dorly Junior

Dorly Junior é servo de Deus. E descobriu no Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, a genuína liberdade da escravidão do próprio ego. Curte Rock'n'roll e filme de terror. Atende no Facebook. Me acha lá! =D

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *